20 Brincadeiras que precisam apenas de lápis e papel

25 de maio de 2014 , In: Faça Você Mesma (DIY), Inspirações , With: 2 Comments
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Quem tem filhos
pequenos, sabe. Não pode faltar lápis e papel para as atividades, sejam lúdicas
ou educativas. Afinal, esses dois elementos são essenciais para uma BOA TARDE
de “trabalhos”.
Na minha casa temos sempre! Afinal de contas, para entreter essa galerinha, precisamos usar a CRIATIVIDADE e eles também. Risos! Vejam as dicas que retiramos do “Educar para Crescer”. São 20 brincadeiras, idades variadas, utilizando LÁPIS e PAPEL:
1. STOP!
Idade: a partir dos 8 anos
Número de participantes: 2 ou maisComo brincar: Defina com seu grupo quais categorias estarão no jogo
– nome, animal, marca, fruta, flor e CEP (cidade, estado ou país), por exemplo.
Cada jogador, então, coloca em sua folha as categorias em colunas.
O próximo passo é definir qual letra será usada na rodada: pode ser com os
dedos ou com o “stop!” (um jogador fala a letra A em voz alta e
depois passa a contar o alfabeto mentalmente; outro diz “stop!”,
escolhendo a letra).

Os jogadores, então, devem completar as categorias com palavras que iniciem com
a letra escolhida. Quem terminar primeiro grita “stop!”, e todos os
jogadores devem parar de escrever imediatamente.
O próximo passo é contabilizar os pontos: para pessoas que escreveram a mesma
palavra numa categoria, 5 pontos; para palavras diferentes, 10 pontos; e no
caso do jogador ter sido o único a ter completado aquela categoria, 15 pontos.

2. Detetive
Idade: a partir dos 8 anos
Número de participantes: 5 ou maisComo brincar: Em pequenos papéis, escreva os nomes
personagens envolvidos: um detetive, um assassino, e quantas vítimas forem os
participantes extras. Dobre-os e sorteie entre os jogadores.

Todos devem ficar em um círculo, para que possam se olhar. O assassino deve
matar as vítimas por meio de uma piscada de olho. A vítima, por sua vez, deve
dizer “morri!”.

Enquanto isso, o detetive deve tentar descobrir quem é o assassino, apontar
para o jogador e dizer “preso em nome da lei!”.
A jogada acaba quando o assassino conseguir matar todas as vítimas ou quando o
detetive o prende. Aí, é só fazer outro sorteio!

3. Desenho livre
Idade: a partir dos 2 anos
Número de participantes: livreComo brincar: As possibilidades são infinitas: papéis de diferentes
cores e tamanhos, lápis de cor, giz de cera, giz pastel, tinta, colagens… E a
imaginação das crianças também.

4. Rótulo
Idade: a partir de 8 anos
Número de participantes: 5 ou maisComo brincar: Escreva em pequenos papéis diferentes
“rótulos”: “sou triste”, “sou engraçado”,
“sou bravo”. Cada jogador deve pegar um papel e grudá-lo na testa,
sem olhar. Então, todos levantam e começam a circular. Cada jogador deve
interagir com o outro de acordo com o que está na testa do outro. Da mesma
forma, deve tentar descobrir o que está na sua testa por meio da reação dos
outros.

5. Dicionário
Idade: a partir de 10 anos
Número de participantes: 4 ou maisComo brincar: Além de lápis e papel, essa brincadeira exige um
dicionário. Se for daqueles bem grandes, melhor! Cada rodada terá um mestre,
que ficará com o dicionário. Ele deve abrir em uma página aleatória e escolher,
dessa página, uma palavra pouco usual.

Os outros jogadores, quando ouvirem a palavra, devem tentar criar um
significado para ela (não necessariamente o certo, mas o mais criativo!),
escrever em um pedaço de papel e entregar para o mestre, que deve copiar o
significado certo em outro pedaço.

O mestre, então, lê todos os significados em voz alta, e os jogadores devem
votar naquele que julgarem ser o correto. A pontuação funciona assim: cada
pessoa que ganhou um voto ganha um ponto; quem votou na definição correta,
ganha dois; e caso ninguém tenha acertado, o mestre ganha três pontos. Na próxima
rodada, escolhe-se um novo mestre.

6. Forca
Idade: a partir de 6 anos
Número de participantes: 2 ou maisComo brincar: Para começar, um dos jogadores escolhe uma palavra e
desenha no papel um risquinho para cada letra. O objetivo do outro jogador é
adivinhar essa palavra, falando, a cada rodada, uma letra do alfabeto. Mas a
cada vez que ele errar, seu bonequinho na forca vai ganhando um  novo
membro (cabeça, corpo, duas pernas, dois braços). Se o bonequinho for
completado, o jogador perde!

7. Continue o desenho
Idade: A partir de 3 anos
Número de participantes: 3 ou maisComo brincar: Sentados em roda, os jogadores devem
produzir, ao final da rodada, um desenho coletivo. Para isso, o primeiro
participante faz um traço na folha, e a passa para o lado. A pessoa seguinte
deve fazer mais um traço, e assim sucessivamente.

 8. Anagramas
Idade: a partir de 7 anos
Número de participantes: 2 ou maisComo brincar: Um dos jogadores deve escolher uma palavra e escrever
em uma folha de papel. Com as letras dessa palavra, os demais jogadores devem
tentar formar o maior número de palavras novas (que são anagramas da palavra
inicial).

9. Batalha Naval
Idade: a partir de 7 anos
Número de participantes: 2 ou maisComo brincar: Para essa brincadeira, é preciso usar uma folha de
papel quadriculado por jogador. Delimite um tamanho de campo e identifique as
linhas com letras e as colunas com números. Depois, defina como serão as
“embarcações” do jogo.
O mais convencional é assim: couraçados são quatro quadradinhos (na vertical ou
horizontal), cruzadores são três quadradinhos, hidroaviões são três intercalados,
e submarinos, um. Os jogadores devem desenhar as embarcações no campo de
batalha, sem usar a diagonal e sem encostar uma na outra.

Aí começam os ataques: cada um tem três disparos por vez (B8, E3 e D4, por
exemplo). Se alguma embarcação for atingida, o jogador deve falar
“fogo!”. Se não, “água”. Todos os tiros devem ser marcados
com um X no campo. Quem acabar com as embarcações inimigas primeiro vence!

 10. Labirinto
Idade: A partir de 3 anos
Número de participantes: livreComo brincar: Muitas revistas especializadas contém labirintos, mas
a brincadeira fica ainda mais divertida quando nós mesmos o criamos. Desenhe,
numa folha de papel, um caminho que tenha um fim (pode ser o centro da folha,
por exemplo).

Ao longo desse caminho, crie bifurcações que confundam o jogador que irá
percorrê-lo, preenchendo todo o espaço da folha. A dificuldade do labirinto
pode variar de acordo com a idade do participante. As crianças mais velhas
também podem criar!
Vale incrementar o caminho com desenhos, obstáculos e um grande prêmio no
final.

11. Lobisomem
Idade: a partir de 8 anos
Número de participantes: 6 ou maisComo brincar: Para começar a brincadeira, um jogador deve ser
eleito o narrador da rodada. Ele deve escrever em pedacinhos de papel a palavra
aldeão e, em um deles, lobisomem.

Cada jogador recebe um papel, que deve interpretar durante o jogo. O narrador,
então, diz “cidade dorme” (todos fecham os olhos) e “lobisomem
acorde” (a pessoa que tirou o papel de “lobisomem” abre os
olhos). “Quem será a sua vítima essa noite?”, pergunta o narrador
para o lobisomem, que aponta para alguém.
Após pedir para o lobisomem dormir, o narrador diz “cidade acorda” e
dá a notícia da morte da pessoa (que fica fora da brincadeira).

Os aldeões, então, devem discutir entre si sobre quem é o lobisomem disfarçado,
e fazer uma votação. Caso o escolhido não seja o lobisomem, a cidade dorme
novamente.

12. Máfia
Idade: a partir de 12 anos
Número de participantes: 9 ou maisComo brincar: Essa brincadeira é muito parecida com Lobisomem, mas
possui mais personagens e, por isso, é mais complexa.
Os personagens são: narrador, cidadãos (equivalem aos aldeões), assassinos
(equivalem ao lobisomem, mas devem estar em no mínimo três), xerife e anjo
(ambos são do time dos cidadãos). O narrador diz “cidade dorme” (as
pessoas fecham os olhos) e “assassinos acordem” (os assassinos abrem
o olho).

13. Pontinho
Idade: a partir de 8 anos
Número de participantes: 2 ou mais
Como brincar: Faça uma malha de pontinhos, de preferência à caneta,
em um papel. Cada jogador, alternadamente, deve fazer um risco (a lapis) entre
dois pontinhos vizinhos que escolher (nunca na diagonal). Quem conseguir formar
um quadradinho faz, dentro dele, a sua inicial, e deve jogar novamente (se
formar outro quadradinho, na sequência, continua jogando). Vence o jogador que
tiver mais quadradinhos! Para recomeçar, é só apagar os riscos e as iniciais
(pois a malha à caneta continua no papel).
14. Corrida de Canetas
Idade: a partir de 4 anos 
Número de participantes: 2 ou maisComo brincar: Desenhe, em uma folha de papel, uma pista de corrida.
No meio dela, pode haver curvas, obstáculos e atalhos estreitos. O jogador deve
percorrer a pista com a sua caneta (cada um com uma cor de tinta) por meio de
uma “escorregada”, ou seja, posiciona-se a caneta verticalmente, em
cima do papel, e segura-se com apenas a ponta do dedo.
O jogador, então, escorrega a caneta para frente, formando um rastro. No final
desse rastro, marca-se um ponto, que é da onde sairá quando chegar a sua vez
novamente. Alternadamente, os jogadores vão avançando na pista (se encostar em
algum obstáculo, deve voltar ao ponto em que estava). O primeiro a cruzar a
linha de chegada vence!

15. Celebridades
Idade: a partir de 6 anos
Número de participantes: 2 ou maisComo brincar: Cada participante deve escrever, em um pedacinho de
papel, o nome de uma celebridade. Pode estar viva ou morta, ser personagem ou
real. Em seguida, os jogadores passam o papelzinho para a direita e colam o que
receberam na testa, sem olhar.

Seguindo a ordem da roda, todos devem fazer perguntas a respeito da celebridade
que está na própria testa, a fim de descobri-la. Os demais jogadores devem
responder em uníssono, mas apenas “sim” ou “não”. Quando
todos os participantes descobrirem as sua celebridades, começa uma nova rodada!

16. Una os pontos
Idade: a partir de 3 anos
Número de participantes: 2 ou maisComo brincar: Usando apenas pontos, crie um desenho em uma folha de
papel. O outro jogador deve unir os pontos para recriar a figura. Vale
espalhá-los e numerá-los, para que o outro jogador possa seguir a ordem do
desenho. Quanto mais complexo o desenho ficar depois, mais legal é a
brincadeira!

17. Festa maluca
Idade: a partir de 8 anos
Número de participantes: 4 ou maisComo brincar: Antes de iniciar a brincadeira, os jogadores devem
criar personagens divertidos e esquisitos, e descrevê-los em uma folha de
papel. Exemplo: uma velhinha que sempre esquece o nome das pessoas, um jogador
de futebol que acabou de perder um jogo, uma criança que tem medo de tudo.
Quanto maior a variedade, melhor! Dobre os papéis e coloque-os em uma sacola.
Um dos jogadores começa de fora, enquanto os outros pegam um papel. Começa.
então, uma festa maluca, na qual os jogadores devem interpretar os personagens
que sortearam. Eles devem interagir entre si de acordo com a descrição, para
que o jogador que ficou de fora adivinhe quem é quem. Na próxima rodada, outra
pessoa fica de fora para adivinhar. No fim, quem adivinhou os personagens em
menos tempo ganha!

18. Caça-palavras
Idade: a partir de 8 anos
Número de participantes: 2 ou mais
Como brincar: Os caça-palavras consistem em quadrados cheios de
letrinhas, sendo que, entre elas, é possível achar palavras (tanto na vertical
e horizontal quanto na diagonal). Dá para comprar revistas com vários modelos
prontos, mas é um exercício interessante criar os seus próprios caça-palavras
para outra pessoa brincar.
19. Mímicas mil
Idade: a partir de 10 anos
Número de participantes: 6 ou maisComo brincar: Forme duas equipes com número igual (ou próximo) de
pessoas. Cada jogador deve escrever, em um papelzinho de papel, o nome de uma
celebridade (pode ser viva ou morta, fictícia ou real), e colocá-los num
recipiente. A primeira equipe deve tentar adivinhar o maior número de
celebridades por meio da mímica de um de seus membros, em determinado tempo
(geralmente estipula-se 3 minutos, mas isso pode variar de acordo com o número
de jogadores). Em seguida, a outra equipe faz o mesmo. Contabiliza-se, então,
quanto cada equipe acertou, e anota-se. Na segunda rodada, os jogadores repetem
o procedimento, mas desta vez devem tentar adivinhar a celebridade com apenas
palavra (exemplo: o jogador precisa fazer sua equipe adivinhar
“Neymar”, então diz “futebol” ou “Santos”). Na
terceira e última rodada, o meio de adivinhação é por mímica de novo – mas,
desta vez, só com as mãos! O jogador escolhido para fazer as mímicas deve ficar
embaixo de uma mesa ou atrás de um lençol, apenas com as mãos visíveis. A
equipe vencedora é aquela que acertou o maior número de celebridades nas três
rodadas.

20. Jogo da Velha
1. Jogo da velha
Idade: a partir dos 4 anos
Número de participantes: 2Como brincar: Desenhe duas linhas verticais paralelas no papel.
Depois, cruze-as com outras duas linhas horizontais, formando nove quadrados.
Jogando alternadamente, cada participante, com seu símbolo (X e O), deve tentar
completar uma fileira na vertical, horizontal ou diagonal. Aquele que completar
primeiro é o vencedor! Se nenhum ganhar, é velha!

Fonte: http://migre.me/jlbFp (Educar para Crescer)

 

  1. Responder

    Adorei seu site

      • cirandacontada
      • 13 de julho de 2016
      Responder

      Obrigada Cecília! Contamos com suas contribuições!

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Nascida em Itabuna, signo de Peixes. Formada em Relações Públicas, mas Educadora de construção e coração. Amo minha família e minha ocupação favorita é SER MÃE. Amo os livros! Sonho em ter uma Livraria ou uma ONG para animais abandonados. Cheia de ideias, criatividade não me falta, sou exagerada, falo muito. Faço meditação para conversar com Deus!

 

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