Presente Especial: Uma história ecológica

4 de agosto de 2014 , In: Leitura, Para Filhos , With: 2 Comments
1
Livro de uma das nossas editoras parceiras, Bicho Esperto (Editora Rideel). Eu e Vitória amamos a história, mas quando chegamos ao fim, Vitória disse que estava MUITO TRISTE com o Coelho e não sabia se iria ler novamente, vocês irão entender. Essa minha filha é uma figura, viu?!
O livro chama-se “Presente Especial – Uma história ecológica”, e fala sobre o Coelho Leopoldo e o dia perfeito para comemorar sua festa de aniversário. Muito animado, ele organiza toda festa e decidi fazer um prato especial para impressionar a Coelhinha Mila.

 

Estava quase tudo pronto quando Leopoldo se assusta com o barulho da porta. Muito irritado, ele foi atender e deparou-se com um latinha velha, suja e enferrujada. Ele perguntou de onde ela veio e ela foi explicar que havia sido jogada no jardim dele. Foi quando ele a mandou embora, mas a latinha se desculpa e explica que não tem pernas e braços, ou seja, não tem como ir embora.
Leopoldo, muito preocupado com sua festa, chuta a latinha que vai parar longe. Mesmo distante, Leopoldo ainda escuta a latinha choramingar e fica chateado, ameaçando enterrar a latinha. Ela, então, explicou que se ele fizesse isso poderia machucar uma topeira… então ele decide pendurar a latinha em uma árvore, mas ela explica que os esquilos filhotes podem se machucar… Leopoldo, por fim, leva a latinha para bem longe na floresta e a deixa sozinha.

 

 

O Coelho volta correndo para receber seus convidados e comemorar seu aniversário. Todos chegaram, comemoraram felizes, quando chega Mila, a coelhinha tão esperada. Ela trouxe um presente especial, surpresa, que ela mesma fez. Quando Leopoldo abre o pacote, se surpreende com o que tem dentro, era a latinha, linda, limpa e cheia de flores. Um linda surpresa!! O Coelho quase não reconheceu a latinha e a coloca em um lugar privilegiado da casa, na janela onde os raios de sol chegam. Leopoldo havia aprendido uma lição: “com um pouco de carinho, tudo pode ser diferente”.

 

 

Uma história linda, mas com grandes reflexões. Além da questão ecológica, do meio ambiente, que nos envolve diariamente, a conduta do coelho foi muito impactante para Vitória, minha filha. Ela não entendeu, porque o Coelho tratou a latinha tão mal, principalmente porque era um dia de comemorar. Acho que a conduta “egoísta” do coelho repercutiu mais, do que a causa ecológica. Para Vitória, a maior reflexão foi que não devemos tratar os “amigos” assim, a latinha ficou triste o coelho não quis ajuda-la, só pensou nele.
Muito bom!! Adorei a oportunidade da reflexão!

Sinopse – Para construirmos um planeta com qualidade de vida, onde o meio ambiente seja preservado, precisamos suprir as necessidades das pessoas sem que a natureza seja prejudicada. Com textos simples e de fácil entendimento, a história fala de uma latinha que é descartada na floresta, colocando os animais em perigo. No entanto os animais encontram outra utilidade para ela, mostrando, de forma muito sutil, que reutilizar pode ser muito divertido!

Informações
Título – Presente Especial: Uma História Ecológica
Autor – Tatiana Kokalj
Editora – Bicho Esperto (Editora Rideel)
Tema – Meio Ambiente, Ecologia, Reciclagem, Amizade, Relacionamentos

 

  1. Responder

    Parabéns pela iniciativa!

    • Responder

      Que bom que gostou Jefferson!! Nós realizamos esse trabalho com muito AMOR!

ESCREVA UM COMENTÁRIO

 

Nascida em Itabuna, signo de Peixes. Formada em Relações Públicas, mas Educadora de construção e coração. Amo minha família e minha ocupação favorita é SER MÃE. Amo os livros! Sonho em ter uma Livraria ou uma ONG para animais abandonados. Cheia de ideias, criatividade não me falta, sou exagerada, falo muito. Faço meditação para conversar com Deus!

 

Continue Lendo

@cirandacontada

Anuncie!