A menina e seus pontinhos

22 de novembro de 2014 , In: Leitura, Para Filhos , With: No Comments
0

 

Título: A menina e seus pontinhos
Autora: Silmara Rascalha Casadei
Ilustração: Lisie De Lucca
Editora: Cortez

Sinopse – A menina tinha um problema: apareciam pontinhos em seu coração. Ela não entendia o que significavam e como eles às vezes a deixavam pensativa e triste, alegre ou com medo.

O livro começa com uma dedicatória: “Á criança que vive em cada um de nós”. Fiquei refletindo sobre isso, pois minha filha nos últimos tempos, tem me pedido MUITO para conversar com “papai do céu” para que ela não crescer… o que ela não compreende ainda, é que seremos eternamente crianças, basta querermos.
Um livro singelo, colorido, intenso e muito, muito sensível… pois fala de AUTOCONHECIMENTO. Achei muito delicada a forma como a autora demonstra a dificuldade da menininha em compreender o que está sentindo, afinal, nós, adultos, muitas vezes não conseguimos dar nome ao que sentimos, imaginem as crianças.
A história é de uma menininha que tinha um “problema”, toda vez que ela olhava para seu coração, ela enxergava pontinhos, que ela não conseguia entender. As vezes eles a deixavam triste, com medo, alegre…
Um dia decidiu compartilhar suas dúvidas com um amigo, então perguntou como ela poderia retirar os pontinhos do seu coração.
O que a menininha não sabia é que seu amigo era uma pessoa cheia de sabedoria e lhe disse: “Tudo que passamos na vida são pontinhos na longa trilha da existência. São marcas de nossas pegadas que o coração guarda para nos ajudar a refletir, melhorar, vencer os medos, lembrar das vitórias, perdoar…”
O amigo, então, sugeriu que “em vez de pensar tanto sobre seus pontinhos, procure senti-los e conversar com eles”, ou seja, olhe para dentro de você reflita sobre quem você é, o que está sentindo…
A menininha foi para casa sentindo seus pontinhos e eles começaram a conversar com ela. Relembrando a história da vida da menina…
Por fim, a menininha compreendeu que depois que interagiu com seus pontinhos, ela se LIBERTOU!

 

Lindo demais!!! Esse livro tem me ajudado muito com Vitória, nos momentos de zanga e briga, que nem ela sabe porque. Digo para ela: “Filha, olhe para os pontinhos no seu coração e observe o que está realmente sentindo”.

Que todos nós possamos experienciar o autoconhecimento! É doloroso, por muitas vezes, mas com certeza é muito gratificante também.

 

 

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM
9 de novembro de 2014

Coleção Nomes e Palavras

Leitura, Para Filhos, Para Pais
Leia o artigo
28 de maio de 2015

Dia Verde

Inspirações
Leia o artigo
8 de junho de 2014

Deixei o Pum Escapar

Leitura, Para Filhos
Leia o artigo
Sem Comentáros... Por enquanto...

ESCREVA UM COMENTÁRIO

 

Nascida em Itabuna, signo de Peixes. Formada em Relações Públicas, mas Educadora de construção e coração. Amo minha família e minha ocupação favorita é SER MÃE. Amo os livros! Sonho em ter uma Livraria ou uma ONG para animais abandonados. Cheia de ideias, criatividade não me falta, sou exagerada, falo muito. Faço meditação para conversar com Deus!

 

Continue Lendo

@cirandacontada

Anuncie!