Uma casa sem livros é como uma sala sem janelas.

Heinrich Mann

O Blog Ciranda Contada surgiu do desejo de realizar algo para crianças, que pudesse ajudar aos pais no dia a dia com os filhos. Então me dei conta que poderia compartilhar ideias e sugestões de livros infantis, algo que AMO DE PAIXÃO!

Ser mãe é o maior desafio da minha vida, pois não há responsabilidade maior, que EDUCAR um ser humano. Os livros podem nos auxiliar bastante nessa tarefa, seja através de leituras indicadas para os pais, seja através de histórias para os filhos, sendo assim resolvi dedicar o Blog Ciranda Contada aos livros infantis e tudo aquilo que agregasse a formação desses pequeninos.

Os livros nos proporcionam momentos únicos! Com eles podemos sonhar, chorar, viajar, aprender, relaxar, refletir, conhecer, reconhecer… e nos autoconhecer.  Afinal, os livros nos
permitem SENTIR: saudade, medo, alegria, ansiedade, incomodo, amor, tristeza e através desses sentimentos poderemos nos conhecer cada vez melhor.

Minha infância foi muito rica!! Quando digo rica, é repleta de momentos de FELICIDADE, não posso me queixar. Fui uma criança muito feliz. Vivi em um sítio cheio de árvores, rodeada de muitos amigos e primos, as melhores brincadeiras, peças de teatro, cinema… e livros, muito livros.

Hoje, como mãe, quero proporcionar a minha filha experiências simples, mas cheias de significados, como os que vivi. Então busco aproveitar cada momento com ela, de forma criativa e formativa. Temos um ritual diário, de mãe e filha, que consiste em ler histórias antes de dormir. O problema é negociar a quantidade de livros. Risos!!

Semanalmente trago livros novos, o dia mais esperado é sexta-feira, quando trago um livro diferente. Me emociona, perceber o entusiasmo a medida que leio as histórias. Ao final da história, nós damos boa noite aos personagens e beijamos cada um para dormir. No livro Pedro e Bóris, uma história que fala sobre amizade, ela ficou tão chateada com o personagem Pedro, que não deu “boa noite” e nem beijou ele, pois havia ficado chateado com a decisão tomada por ele no livro.

É muito interessante observar a evolução de minha filha com os livros, com a vida e nas relações. Foi por essa razão que decidi criar um Blog, pois gostaria de compartilhar com as pessoas essa alegria.

Claro que não parei por aí! Como mãe e professora, minha cabeça não para quieta, está em constante ebulição, cheia de ideias e pensamentos. Então pensei: “Por que não ampliar o Blog para a cultura infantil?”. Foi então que decidi que o Blog seria um local de compartilhar BOAS IDEIAS e INFORMAÇÕES para pais, como eu, que estão em constante busca de experiências diferentes.

Depois que decidi criar o Blog, veio o primeiro desafio, como ele se chamará?! Foram muitas as sugestões: Contando Histórias, Histórias para Crianças, Boas Histórias, Eterna
Ciranda, Conta um Conto, Contos da Vovó, Ciranda
…  Foi então que minha mãe disse: “Filha, que tal Cirandar?!”.  Adorei!! Mas já existia um site com esse nome, então decidi voltar a procurar. O problema é que havia ADORADO a sugestão de minha mãe. Um dia conversando com minha amiga irmã, paulista, Soraya Lotito, que ama livros também, surgiu: “O que acha de Ciranda Contada?”. É esse o nome Sol, queria algo criativo e sonoro.

Muitos perguntam se é Contada ou Cantada. É CONTADA mesmo, de contar histórias! Cantada, apenas a PALAVRA CANTADA, um grande grupo, com um trabalho belíssimo, certamente falaremos
muito deles em nosso Blog.

Pois bem, Pessoal! Como mãe, apaixonada por minha filha por tudo que envolve seu mundo, resolvi criar um espaço para compartilhar sugestões interessantes sobre o Mundo Infantil, mas especialmente sobre os LIVROS.

Em nosso Blog, no link “Leituras” você encontrará listas de livros por ordem alfabética (A-Z) ou por temas.

O espaço “Dentro da Ciranda” tem muitas opções!!

– Girando irá lhe ajudar a encontrar uma programação interessante para seus filhos.

– Vamos cirandar? é um espaço para dicas de brincadeiras, jogos, material reciclado, coisas divertidas.

Cirandinha é onde as crianças e/ou seus pais poderão fazer sugestões de livros, filmes ou outras atividades para crianças. Basta enviar um email (cirandacontada@gmail.com) com nome, idade e a sugestão. No caso de livros, pedimos que nos informem o título, autor e editora.

– No Escurinho é o espaço para indicar filmes, clipes, vídeos e músicas para nossos amiguinhos.

– Entre na Roda é um espaço de reflexões, pensamentos e contribuições a respeito desse Mundo Infantil.

Os “Amigos da Ciranda” são nossos parceiros, autores, empresas, editoras, blogs e todos que quiserem contribuir para que pais e filhos tenham acesso a boas indicações.

Por fim, teremos eventualmente “Promoções”, como sorteio de livros, jogos educativos, diárias em espaços infantis e muito mais.

Espero que gostem, porque estou AMANDO fazer o Blog para vocês!